As operações de câmbio, podem ser realizadas através de instituições autorizadas ou credenciadas pelo BACEN. As autorizadas são aquelas que tratam de câmbio livre, e as credenciadas são aquelas que tratam de câmbio flutuante.
São constituídas principalmente pelas operações de financiamento ao exportador, e podem também consistir na intermediação cambial, como uma operação acessória. As transações de comércio internacional são feitas através das operações de câmbio contratadas por bancos autorizados a operar no mercado de câmbio livre, cobrando taxa de administração pelos serviços e pelos riscos envolvidos. Fica a critério do exportador a escolha para contratação da instituição financeira. Desta forma, as cambiais poderão ser distribuídas em diversas agências bancárias. O GECEX permite este controle, gerenciando esta distribuição conforme planejamentos definidos pelo exportador.
As operações de comércio exterior, realizadas no câmbio livre, são as mais significativas em volume. A primeira etapa em uma exportação é a contratação do câmbio, quando o exportador assume o compromisso de fazer
a negociação de uma exportação com um determinado banco. Tanto a taxa cambial como a data do pagamento são estabelecidas, de forma que os recursos em moeda nacional possam ser provenientes de um ACC. Faz parte dessa operação, a entrega dos documentos de embarque que possibilita, se necessário, operação de financiamento ACE.
Contate a Staff e conheça os benefícios que podem ser alcançados através do GECEX, um software desenvolvido com o foco nos bons resultados dos nossos clientes.